top of page
banner para o site-01.png

AUTOCUIDADO NA MATERNIDADE

  • Foto do escritor: E agora, mana?
    E agora, mana?
  • 2 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

O autocuidado é muito importante, especialmente na maternidade. Para cuidar do outro, precisamos estar saudáveis e felizes.

ree

Quando nos tornamos mães, vivenciamos um processo de mudança existencial surpreendente. Nós passamos a ser responsáveis por uma nova vida e por tudo que essa vida necessita para se desenvolver e é até natural colocar as necessidades do bebê em primeiro lugar. Nossas responsabilidades dobram e as cobranças (externas e internas) só aumentam.


É neste processo que muitas de nós abdicamos do autocuidado para poder dar conta de todas as outras coisas. Lavar o cabelo, tomar um banho decente e até usar o banheiro em paz podem se tornar coisas raras, sobretudo se você for mãe de múltiplos ou tiver muitos filhos. Contudo, à medida que as coisas vão se reorganizando dentro da gente, surge também a necessidade de reorganizar o lado de fora e voltar a cuidar de nós mesmas.


Quando falamos de autocuidado podemos pensar a priori em coisas do tipo: fazer as unhas, cabelo, maquiagem, e sim, autocuidado é isso. Que mulher não se sente bem consigo mesma quando está com cabelo e unhas arrumados? Melhora nossa autoestima.


Mas, autocuidado é também fazer coisas que gostamos, como hobbies, ler um livro, assistir uma série, filme. Pode ser também cuidar do nosso corpo físico, por meio da prática de exercícios físicos, alimentação ou coisas simples como: tomar um banho sem pressa, comer uma refeição sem interrupções ou apenas descansar.


Em síntese, autocuidado diz respeito àquilo que nos auxilia a manter a mente e o corpo saudáveis.


Quando falamos isso, é comum que, como mães tenhamos o pensamento de que esse pensamento é egoísta, pois nossos filhos são as coisas mais importantes da nossa vida. E eu concordo com isso, nossos filhos vem em primeiro lugar em tudo.


Mas, autocuidado não quer dizer você primeiro e sim, VOCÊ TAMBÉM. Parece até clichê falar isso, mas, com a correria do dia-a-dia e com as inúmeras funções que exercemos, é bem comum esquecermos que nós também estamos ali, que existe a mãe além do bebê que também tem necessidades e demandas individuais.


Por isso, o autocuidado é muito importante, especialmente na maternidade. A mãe é, por natureza, um ser sobrecarregada e essa sobrecarga pode impactar muito a saúde da mulher, causando adoecimento, estresse, tristeza, raiva e insatisfação. Tudo isso impacta também os nossos pequenos e a qualidade do nosso relacionamento com eles.


Nos cuidar é o melhor presente que podemos dar a nós mesmas e aos nossos filhos. Uma mulher saudável e feliz é uma mãe saudável e feliz, sem contar que é um ótimo exemplo para nossos filhos, mostrando a importância de cuidarem de si mesmos (uma lição para a vida adulta).

Comentários


QUER RECEBER NOSSO CONTEÚDO?

Obrigada! Agora você saberá sempre que houver novidade por aqui!

CONTATO:

bottom of page