10 ATIVIDADES PARA FAZER COM O RECÉM-NASCIDO
- Lu Andrade
- 25 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de set. de 2020
Desde que nascem, os bebês já adoram brincar. As brincadeiras contribuem para o desenvolvimento, mas também para a criação de um vínculo entre o bebê e o adulto.
Separamos 10 atividades simples para brincar com o recém-nascido.
1. Atividade com espelhos:

créditos da imagem: @playfull.sg
Coloque o bebê na frente de um espelho e deixe que ele observe. Essa atividade contribui para o desenvolvimento da visão e ajuda o bebê a conhecer o seu corpo entender quem ele é. Isso é importante para o processo da descoberta de que ele é um ser separado da mãe.
2. Alongamento:

Faça movimentos circulares com os bracinhos e perninhas do bebê. Essa atividade ajuda no desenvolvimento muscular e também na criação de um vínculo com o bebê. O momento ideal para esta atividade é assim que o bebê acordar.
3. Chocalho caseiro:

créditos da imagem: bestideasforkids.com
Coloque diferentes grãos (milho, feijão, arroz) ou objetos pequenos em uma garrafinha de plástico, feche bem e lacre com fita adesiva. É por meio do som que os bebês fazem suas primeiras descobertas sensoriais;
4. Converse e cante para o bebê:

Os recém nascidos já conseguem identificar a voz dos pais assim que nascem e adoram ouvi-la. Conversar e cantar para o bebê é uma forma simples de interação que relaxa o bebê e desenvolve a audição e a concentração.
5. Dance com o bebê:

Bebês já nascem amando um balancinho, já que na barriga eram balançados constantemente. Essa atividade é relaxante e uma ótima oportunidade para ficar grudadinho no seu pacotinho.
6. Atividade sensorial com os pés:

Créditos da imagem: tempojunto.com
Com o bebê deitado, sente-se na frente e coloque seus pés nos pés dele. Essa atividade é uma forma diferente de estimular o tato do bebê. Uma variação desta atividade é trocar o seu pé por objetos com diferentes texturas.
7. Ler para o bebê:

A leitura faz com que o bebê fique relaxado e ajuda na concentração. Essa é uma atividade que pode ser feita com o bebê ainda na barriga.
8. Rastreamento de objeto:

Coloque um objeto interessante a uma distância de mais ou menos 25cm do rosto do bebê, mova o objeto lentamente para que o bebê acompanhe. Essa atividade é ótima para treinar a visão, especialmente o foco.
9. Mostre imagens para o bebê:

Com o bebê deitado ou de bruços, coloque imagens em sua frente e deixe que ele observe. Nos primeiros meses, o ideal é o uso de imagens de alto contraste - preto e brancas - com figuras simples. Essa atividade, além de desenvolver a visão, pode ser um primeiro contato do bebê com figuras que representem o mundo
10. “Esconde-achou”:

Essa é clássica. Brincar de se esconder e aparecer para o bebê, além de divertido, faz com que ele entenda que mesmo quando você desaparece, logo volta e isso pode ajudar bastante na fase da angústia da separação.
2 dicas importantes para o momento de brincar:
Deixe o bebê no chão. Além de ser mais seguro, é no chão que o bebê se desenvolve. Bebês que passam muito tempo no carrinho ou berço podem ter atraso no desenvolvimento motor e cognitivo;
Em qualquer atividade, é importante interagir com o bebê. Converse, sorria, faça caretas, olhe nos olhos. Isso contribui para a criação de um laço afetivo que é a base para o desenvolvimento saudável do recém-nascido.
Ter um espaço para o bebê brincar é importante também. Se o bebê brinca no berço/cama, por exemplo, fica mais difícil de ele entender que chegou a hora de dormir quando você colocá-lo na cama para dormir e isso dificulta a consolidação de uma rotina, algo muito importante nos primeiros anos de vida. Se você quer saber como organizar um espaço de atividades para o bebê, nesse link aqui tem um post super completo sobre isso.

SOBRE A AUTORA: Lu Andrade é mãe de uma menina, arquiteta e designer gráfico, mestre na área de estudos da percepção e análise ambiental, empreendedora, apaixonada pelo universo da maternidade, artes, mão na massa, design infantil, Montessori e ciência.
Comentários