top of page
banner para o site-01.png

5 CARACTERÍSTICAS DE UM AMBIENTE QUE AJUDA NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS

  • Foto do escritor: Lu Andrade
    Lu Andrade
  • 15 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Diversos estudos têm demonstrado o papel importante que o ambiente físico tem na formação do ser humano. O design de um ambiente pode, inclusive, influenciar o comportamento das pessoas e provocar sentimentos bons e ruins no espectador.


Hoje eu separei 5 características do ambiente físico que podem contribuir muito para o aprendizado das crianças:


1. ACESSÍVEL:

Dê a possibilidade de a criança fazer as coisas por si mesma.

Imagem: Montessori in real life.


Nos primeiros anos, grande parte do aprendizado é feito por meio das mãos. Por isso, é importante que a criança possa pegar e manusear aquilo que achar interessante. É importante que ela tenha autonomia e seja encorajada a fazer as coisas por si mesma. Móveis e utensílios adaptados para sua altura ou mesmo um banquinho que ela possa usar para alcançar as coisas que não são tão fáceis de adaptar à sua proporção são maneiras de auxiliar o aprendizado.



2. CLARO E BEM ILUMINADO:


ree

Imagem: This Toddler Life.



Ambientes bem iluminados e de cores claras (tanto paredes quanto mobiliário) contribuem para a percepção e auto correção de erros. Por exemplo: é muito mais fácil a criança perceber que derrubou o suco na mesa se essa superfície for clara ou então perceber que a parede sujou quando ela esbarrou se essa for branca. Isso permite que a criança seja protagonista do seu processo de aprendizagem, sem a necessidade de um adulto a corrigindo.



3. MINIMALISTA:

ree

Imagem: Happy Print - Etsy.




O aprendizado depende do interesse e da concentração. Ambientes minimalistas limitam a quantidade de estímulos a que a criança é submetida e permitem que ela foque sua atenção no que é realmente importante. O excesso de informação pode ser bastante prejudicial para aprendizado e ainda gerar ansiedade.



4. ORGANIZADO:


ree

Imagem: Project Nursery.



Pode não parecer, mas as crianças amam organização. A ordem dá sentido às coisas, gera previsibilidade. Um ambiente organizado, em que as coisas tenham um lugar específico, facilita a compreensão da criança pois torna o mundo mais regular e previsível. Quando as coisas têm o seu lugar (organização) e o lugar das coisas é sempre o mesmo (previsibilidade), a criança se sente mais segura e tranquila para aprender.



5. BONITO:

ree

Imagem: Imani Collective.





Nós adultos buscamos beleza em nossos ambientes e, muitas vezes, não consideramos que crianças também gostam de ambientes bonitos. Tudo o que a criança julga ser belo gera um interesse não só em agir, mas em agir adequadamente, com cuidado e destreza. Aquilo que encanta a criança pela beleza tem uma chance maior de ser bem utilizado por ela.


Daí você pode se perguntar se beleza não é relativa e a resposta é sim e não. Para algumas coisas, esse julgamento é subjetivo, mas para outras parece haver um consenso sobre o que é belo. Dificilmente você ouvirá alguém dizer que não gosta de plantas porque são feias ou então que esse móvel é horrível porque é feito de madeira. O que você ouvirá, com certeza, é muita gente dizer que acha utensílios de plástico a coisa mais horrenda da face da terra.

ree

SOBRE A AUTORA: Lu Andrade é mãe de uma menina, arquiteta e designer gráfico, empreendedora, apaixonada pelo universo da maternidade, artes, mão na massa, design infantil, Montessori e ciência.


Comentários


QUER RECEBER NOSSO CONTEÚDO?

Obrigada! Agora você saberá sempre que houver novidade por aqui!

CONTATO:

bottom of page