COMO A ARTE AJUDA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
- E agora, mana?
- 12 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de ago. de 2020
O teatro, a dança, a música, o canto, a pintura, o desenho, a literatura; não importa a forma, a arte é essencial para o desenvolvimento dos pequenos.

Falar sobre desenvolvimento infantil sem mencionar arte é impossível. Música, teatro, cinema, literatura, pintura, escultura; não importa a forma, a arte é uma das principais ferramentas utilizadas para estimular e desenvolver as habilidades físicas e sensoriais dos pequenos. Diversas pesquisas fornecem evidências de que o contato com artes tem resultados muito positivos no desenvolvimento cognitivo das crianças [1, 2].
A primeira forma de arte com que temos contato é a música. Ainda na barriga, os primeiros sons ouvidos pelo novo ser são as batidas do coração da mãe e os movimentos peristálticos do estômago e intestino. Os sons na rua, a voz dos pais, a criança gradativamente descobre esses sons e os reproduz naturalmente. Depois que nasce, o bebê continua a fazer suas descobertas sensoriais por meio do som. Ele pode se acalmar ao ouvir alguma música e também se animar com o balançar de um chocalho.
"A expressão sonora é acessível à criança antes da palavra, sendo bastante comum que ela cante antes de falar" [3]
A música é a área das artes com evidências mais sólidas de relação com uma função cognitiva melhorada. Atividades como escutar músicas complexas (Bach, Mozart, Beethoven) e ter aulas de instrumentos musicais foram relacionadas com o aumento de QI de crianças [4, 5, 6].
Além do som, o bebê começa a enxergar o mundo com mais nitidez e passa a ser capaz de apreciar figuras. Nesta fase, além da música, é possível estimular o bebê por meio de desenhos com formas e cores simples e contrastantes. Uma opção legal é utilizar móbiles para ajudar o bebê a aprender a se concentrar, rastrear e desenvolver seu sentido visual.
À medida que crescem, brinquedos de diversas cores, formatos e materiais são ótimos porque colocam ao alcance da criança diferentes experiências de manipulação. Usar as mãos tem fundamental importância no desenvolvimento infantil, ajudando a estimular o cérebro e auxiliando no surgimento de outras atividades motoras. Nesta mesma fase, brincar com massinha de modelar, além do estímulo motor, pode ajudar a criança a desenvolver sua capacidade de observação e percepção.
Outra poderosa ferramenta para o desenvolvimento infantil é a literatura. A leitura compartilhada de livros e atividades relacionadas podem promover o desenvolvimento de habilidades de linguagem e alfabetização em crianças pequenas [7, 8]. O desenho é também uma linguagem necessária para a aquisição da escrita na alfabetização.
Mais tarde, as crianças começam a manifestar suas necessidades e emoções. Através do desenho, pintura, canto, dança e atuação, os pequenos desenvolvem sua sensibilidade, expressando emoções e revelando habilidades. A arte é uma forma de materializar aquilo que, muitas vezes, eles não conseguem traduzir na linguagem falada. A atuação também tem um papel importante no desenvolvimento infantil. O mundo do faz de conta é ponte para a imaginação. Contar histórias, vestir fantasias e imitar o mundo dos adultos possibilitam à criança compreender o meio em que vivem. O teatro ainda auxilia no desenvolvimento da linguagem e da sociabilidade, além da criatividade e expressividade. Crianças imitam personagens para mostrar suas forças, seus desejos e angústias.
Vygotsky diz que a arte libera as emoções da criança e revela suas condutas sociais e os elementos de apropriação das diferentes culturas e contextos aos quais as crianças se inserem [9]. Educar com arte ajuda a criança a construir o seu mundo real de uma maneira lúdica. O teatro, a dança, a música, o canto, a pintura e o desenho fazem parte de um momento em que as crianças se expressam, comunicam e transformam sua vida na relação com a arte.
Comentários